Na hora da reforma do banheiro ou da cozinha, a escolha da bancada é sempre um momento essencial. Se a opção for pela pedra, fica a dúvida: qual cor escolher? Qual material? Atualmente, existem em torno de 25 tons de cores para o granito e 12 para o mármore, lembra a arquiteta e designer de interiores Fernanda Hoffmann. E ainda há as pedras industrializadas com cerca de 90 tons.
A diferença entre elas? As industrializadas têm permeabilidade menor que a das pedras naturais. Além disso, são padronizadas. Já as pedras naturais são retiradas da natureza e não têm um padrão de desenho.
Se o bolso falar mais alto, o mais barato continua sendo o bom e velho granito. Mas só use nas bancadas da pia do banheiro, já que ele fica com muitas manchas. O mármore travertino nacional também é uma opção barata para o ambiente.
Uma outra proposta no mercado para bancadas é o porcelanato, que tem um preço intermediário entre os de mármores/granitos e de peças industrializadas.
— As bancadas em porcelanato venceram a questão da temperatura e são oferecidas com cerca de 300 opções de cores — afirma ela
Fernanda lembra ainda que, no caso do porcelanato, há a possibilidade de se esculpir a cuba na mesma peça da bancada, criando uma unidade.
Além disso, conta ela, existe uma infinidade de porcelanatos que imitam madeira, cimento queimado, ladrilho hidráulico etc.
— Estes materiais talvez não pudessem ser aplicados numa bancada de cozinha, por exemplo, mas com o porcelanato isso é possível, com total segurança — diz a arquiteta.
No momento da escolha, confie no seu olhar. A cor da bancada muda completamente o conceito de todo o projeto.
— Não existe regra para escolher a cor, vai do bom senso de combinar com o restante do ambiente onde a bancada está inserida — afirma Fernanda
Deixe uma resposta